sexta-feira, 13 de maio de 2011

CONTINUAÇÃO DE ÁRVORES

Hyperion – A rainha das árvores


Hyperion é o nome da árvore mais alta da Terra, com 115 metros de altura. Se trata de uma sequóia e foi descoberta no Parque Nacional Redwood, ao norte de São Francisco, por cientistas americanos, que se dedicaram a percorrer estas florestas localizadas na região litorânea da Califórnia.
A Califórnia também é o berço da árvore mais volumosa do mundo, a sequóia gigante (General Sherman), no Parque Nacional das Sequóias, e da mais velha, chamada Matusalém, que tem cerca de 4.650 anos.

Cedros de Deus



O mais famoso bosque de árvores do Líbano, conhecido como os Cedros de Deus, teve um papel tão importante na história, sendo mencionado diversas vezes na Bíblia. Estas árvores estão localizadas em um local remoto, e são tudo o que restou de uma enorme floresta de cedros, que foi amplamente desmatada ao longo da história pelo homem, desde os Reis Salomão, Nabucodonosor.
A citação da Bíblia mostra a reputação alcançada por estas árvores: “As árvores do Senhor são bem regadas, os cedros do Líbano que ele plantou.”

Árvore mais antiga do Brasil

A árvore mais antiga do País é um jequitibá-rosa do Parque Estadual de Vassununga, que se localiza no município de Santa Rita do Passa Quatro, a 253 km de São Paulo. Com aproximadamente 3 mil anos de idade, a árvore tem 40 m de altura e cerca de 3.60 m de diâmetro.
Segundo a Prefeitura do município, a quantidade de madeira produzida por este jequitibá-rosa seria de 190 m3, o que poderia construir aproximadamente 15 mil cadeiras. Estima-se que o exemplar é do ano de 1020 a.C..


Nenhum comentário:

Postar um comentário