sexta-feira, 18 de março de 2011

O QUE PODEMOS FAZER PARA SALVAR O PLANETA TERRA

O que está acontecendo com o meio ambiente? O que podemos fazer para salvar o Planeta? Qual é a relação entre consumo e conservação dos recursos naturais?
Essas perguntas e tantas outras nós vamos tentar responder ao longo dessa cartilha, que vai falar sobre a crise ambiental que está vivendo o Planeta Terra.
Você vai perceber, ao terminar essa leitura, a importância da participação de cada um de nós no envolvimento com a defesa do meio ambiente. Essa participação pode vir de diferentes maneiras, desde simplesmente parar de consumir um produto, ou comumir menos, até promover ou participar de debates sobre ecologia, nas escolas, no seu local de trabalho, no bairro, na rua, no condomínio etc. Sua atitude como indivíduo ou grupo de pessoas vai servir de alerta para outras pessoas, que terminarão por demonstrar interesse pelo assunto.
Nos dias de hoje nós possuímos mais produtos químicos dentro de casa que um laboratório de cem anos atrás.
Embora sejam perigosos e danosos para a saúde, muitos produtos de limpeza e higiene são colocados pela publicidade como indispensáveis para a nossa vida.
Há alternativas de produtos naturais de custo mais baixo e de fácil utilização para substituir produtos comerciais de alto teor tóxico.
O pouco que cada um pode fazer pode salvar o Planeta! Faça a sua parte. Divulgue. Faça campanha. Alerte. Discuta em casa. Não fique indiferente. A natureza agradece!

qual é o pais mais poluido do mundo?

Atualmente o país mais poluido é a China, faz pouco tempo que a China ultrapassou os EUA. Pequim está se tornando a maior ilha de calor do mundo e o governo está tentando fazer um projeto chamado de semeação de nuvens. Como?Mesmo em áreas com umidade muito baixa, a água está presente no céu e nas nuvens. A pancada de chuva acontece depois que a umidade vai se juntando em volta de partículas no ar, levando a um nível de saturação no qual não consegue mais segurar essa umidade. A semeação de nuvens ajuda essencialmente nesse processo, fornecendo "núcleos" em volta dos quais a água se condensa. Esses núcleos podem ser sais, cloreto de cálcio, gelo seco ou iodeto de prata, usados pelos chineses. O iodeto de prata é usado porque seu formato é similar a cristais de gelo. O cloreto de cálcio é muito usado em áreas quentes ou tropicais. Interessante né? Pra saber mais sobre a semeação de nuvens tem um site que fala bem legal:

por que no brasil nao tem terremoto?

Segundo o que a minha professora de geografia explicou, a terra é dividida em placas tectônicas, é como um quebra cabeça... as vezes uma placa desliza para baixo da outra (na verdade elas podem fazer vários movimentos de deslizamento), então, quando isso acontece, ocorrem os tremores na superfície terrestre, ou seja, os terremotos, podem ocorrer também maremotos, como foi o caso da Tsunami, por exemplo... Porém os terremotos e maremotos ocorrem em lugares próximos às bordas das placas... o Brasil se localiza bem no centro de uma dessas placas, portanto é muito mais difícil ocorrer um terremoto ou maremoto. Pra vc entender direito é só imaginar que a terra é formada por um quebra cabeça... o Brasil fica bem no meio de uma dessas peças, já os EUA por exemplo são formados por duas peças... assim acontece o tremor lá no lugar aonde elas se encaixam...

terça-feira, 15 de março de 2011

CONTINUAÇÃO DA ÁGUA

 ÁGUA SALGADA.

São os oceanos que cobrem o planeta.É quase o total da presença da água na terra.97%

ÁGUA DOCE CONGELADA E SUBTERRÂNEA

Encontra-se em grandes massas,principalmente nos gelos que cobrem os pólos
assim como em alguns lençóis subterrâneos. 2%

Água doce superficial
HÁ Menos de 1% na terra. É a água mais fácil acesso para os seres vivos que habitam na superfície dos continentes. SE encontra na chuva,nos lagos e nos rios.1%

ÁGUA

Você sabe o que é água?

A Água é uma substância cristalina, sem cheiro e sem sabor, que pode ser encontrada nos estados líquido,sólido e gasoso.

A Água é fonte da vida.
É indispensável para sobrevivência de qualquer ser vivo.O Homem não vive sem água.

O Ciclo da água compõe-se das seguintes etapas: evaporação,condensação, precipitação,infiltração e escoamento. O Escoamento se divide em uma parte superficial e outra subterrânea.Todo esse ciclo é alimentado pela energia do sol

ÁREA de preservação ambiental do morro da baleia

HÁ um ano em fevereiro de 2010,o município de QUEIMADOS,na baixada fluminense, criou o parque natural municipal MORRO da BALEIA,uma ÁREA de preservação Ambiental(Apa),com aproximadamente 23 hectares e localizada no bairro Tricampeão.

" AS Apas têm como função básica a preservação de ecossistema naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica,possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental,de recreação em contato com a natureza.

NO Parque há cinco nascentes(com águas de boa qualidade,próprias para o consumo e para o banho)